Navegando pelo Mediterrâneo, Europa

Centro de Marseille
Navegar é sempre uma boa opção de viagem. Mesmo que não esteja um clima muito quente, sempre vale a pena, pelo glamour do navio e pela comodidade de conhecer lugares levando o hotel com você. As vantagens da navegação são essas: uma única hospedagem, com alimentação e transporte para todos os destinos, tudo incluído em um mesmo pacote.
Um roteiro agradável que fiz no Mediterrâneo foi com embarque e desembarque no porto de Barcelona. O roteiro incluiu paradas em Marseille (França), Ilhas Cagliari (Itália) e Palermo (Itália). É difícil escolher um dos portos de parada como favoritos, pois todos são lindos!
Janela de Cagliari
Em Marseille, fomos recepcionados por um amigo que veio de Gênova (Itália) para nos encontrar. Junto com outros amigos que viajavam conosco, paramos em um pequeno bar em um bairro afastado, para celebrar: pedimos vinhos e queijos (claro que tudo francês!) e degustamos ao ar livre, em plena primavera de maio. A cidade é charmosa! Valeu a visita. Em Cagliari caminhamos a pé pelas ruas enfeitadas, com suas casas e janelas floridas. O fim da tarde foi regado com um delicioso cappuccino italiano. Palermo com sua gente alegre  e seus monumentos históricos: chamou mais atenção o monumental "quattro canti"! O mercado "La Vucciria" repleto de temperos, legumes, verduras, frutas, peixes... Um mercado de rua, belíssimo pela diversidade de cores de seus produtos! Por fim, nos deliciamos com típicos doces italianos, sempre maravilhosos, novamente acompanhado de um original capuccino.

Por: Adriana Aguiar Ribeiro

Adriana Aguiar Ribeiro é turismóloga e escritora. É dela o livro Puny em Alto-Mar.

Leia outras matérias correlatas ao tema deste post:
A Barcelona de Gaudi
Gastronomia em Cagliari. Viva a Itália!
Marseille, Provence, é puro glamour!
Fazendo a mala para navegar.

Poderá gostar também de uma receita de capuccino italiano cremoso.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campos do Jordão, a cidade mais alta do Brasil

O que fazer em Mambucaba - passamos o Ano Novo por lá!

Bate-volta de Paris à Luxemburgo