Cozumel: desembarque de navio e uma volta pela ilha

Cozumel: Ai, que rico!!
 


Um pouco de praia
Apenas um dia para conhecer Cozumel. Foi o tempo que tivemos, após desembarcar do navio aproximadamente às oito horas da manhã de um dia quente de agosto. Mas foi o suficiente para curtir muito suas lindas praias, paisagens, história e o seu  povo, de origem Maia e super amistoso. Cozumel deixou saudades. Falar do Caribe é sempre um encanto!

Parada em San Francisco
Logo na saída do porto alugamos um pequeno carro automático. Partimos em aventura para o lado costeiro direito da ilha, considerando que você está de frente para ela. Após uns vinte minutos percorrendo paisagens deslumbrantes, com uma cor de água azul cristalino inacreditável, decidimos fazer a primeira parada em um ponto chamado San Francisco. Uma infra-estrutura grátis com bares, banheiros, brinquedos infláveis no mar e piscina. Mas quem vai olhar para a piscina diante de uma paisagem maravilhosa como as águas de Cozumel? Em qualquer ponto de Cozumel a praia é maravilhosa.
Igreja Católica em El Cedral
Desfrutamos uma manhã de praia perfeita. Com direito a iscas de frutos do mar a moda mexicana, com muito sol e diversão na água. Após umas duas horas decidimos continuar nossa saga. Tomamos uma ducha de água doce, nos secamos e pegamos o mini-carro.

Em Freedom in Paradise
Continuamos no sentido a direita, desta vez com destino a El Cedral, um povoado mexicano onde se tem notícia do primeiro assentamento Maia, com ruínas de um templo de adoração a deusa da fertilidade, Ixchel. O mais incrível é que convivem lado a lado as ruínas do templo e uma igreja católica, no estilo mexicano, decorada com flores coloridas de plástico.

Após um breve reconhecimento de El Cedral, onde batemos papos animados com alguns locais, seguimos nosso caminho percorrendo a costa e seu inesquecível mar azul. Fizemos mais uma parada a beira-mar, em Freedom in Paradise. Um reduto do Bob Marley! Após saciar nossa sede por água e bela vista seguimos, sempre na mesma direção. Em uma ilha, seguir na mesma direção pela costa resulta em um contorno da mesma.  Este foi o nosso objetivo!

Sítio arquológico de Sán Gervásio
Fomos em direção ao sítio arqueológico de San Gervásio (foto acima), que fica do outro lado da ilha. Um sitio histórico riquíssimo com uma grande quantidade de ruínas Maias, com várias estruturas, algumas muito bem preservadas. O lugar é surpreendente pela sua dimensão e quantidade de edificações, templos de adoração a deusa Ixchel e... iguanas! Isso mesmo. Os iguanas parecem os guardiõe do local. Sempre espreitando os turistas e posando para as fotos. Não deixe de levar repelente de insetos pois, além de quente, o sítio arqueológico tem muitos mosquitos. Paga-se uma entrada de aproximadamente oito dólares para o acesso ao sítio. 

Iguana
Enfim, estava entardecendo e tínhamos que retornar ao navio... Aliás, seguir em frente! Estávamos em uma ilha e, em uma volta, chegaríamos ao nosso ponto de partida. Novamente na cidade onde estava atracado o navio, abastecemos o mini-carro para devolvê-lo a locadora. Foi um dia incrível e recomendamos este programa com certeza!

Comentários

  1. Oi, Selen! Obrigada pela sua visita! Tenho que concordar que Cozumel rende imagens lindas!
    Bjs,

    ResponderExcluir
  2. Linda essa Ilha de Cozumel! Estou buscando informações a respeito dessa ilha porque irei viajar em maio para participar de um intercâmbio no México e estou super ansioso para esse dia. Vou tomar um curso de espanhol em Playa del Carmen na Sprachcaffe Languages Plus e vou aproveitar a oportunidade para conhecer essa região. Obrigado pelas informações sobre a a Ilha de Cozumel e tb compartilho com vcs a escola de idiomas onde vou tomar minhas aulas de espanhol http://www.sprachcaffe.com/portuguese/study_abroad/language_schools/playa_del_carmen/main.htm

    ResponderExcluir
  3. Olá, Gil! Agradeço seus comentários e compartilhamento de informações. Desejo uma boa viagem no México e que aproveite muito seu curso de espanhol.
    Um grande abraço da Puny!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que você achou desta matéria? Compartilhe aqui sua experiência com outros leitores!

Postagens mais visitadas deste blog

Campos do Jordão, a cidade mais alta do Brasil

O que fazer em Mambucaba - passamos o Ano Novo por lá!

Bate-volta de Paris à Luxemburgo