Visconde de Mauá, um recanto aconchegante

Avenida principal

A rodovia de acesso a Mauá foi pavimentada no ano passado. Isso facilitou muito a visita à região. Para quem está pelo Sul-Fluminense, nos municípios de Resende ou Itatiaia, subir a serra pode ser um programa muito agradável, até mesmo para almoçar ou simplesmente passar a manhã na vila de Visconde de Mauá. O clima nesta época já está mais fresco, o que muda o ambiente na montanha. Percorrendo a rua principal, pode-se xeretar diversas lojas com o artesanato e produtos locais. Mauá fica localizada na divisa dos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. É cercada por belas paisagens verdes e de beleza ímpar, improvisadas pelas montanhas e vegetação típica do vale, que é todo entrecortado por rios e cascatas.
Feirinha de orgânicos no Shopping dos Imigrantes
Um bom programa para os Domingos é a feirinha de produtos orgânicos, que acontece no Shopping Aldeia dos Imigrantes. Recomendo a feira para quem é adepto de uma vida saudável e quer encontrar novidades em pães, biscoitos, mel, grãos e outras guloseimas. Tudo proveniente de produtos sem aditivos químicos ou fertilizantes.
Quem vai visitar Mauá pode se estender as vilas de Maringá, um lugar para os descolados e Maromba, para os mais zens. Já Visconde de Mauá tem características mais tradicionais, cercado por pousadas e hotéis fazendas. Mas uma coisa todos os lugares têm em comum: uma relação telúrica de muito amor à mãe natureza.

Acontece em maio: geralmente no mês de maio acontece em Mauá o popular Festival do Pinhão, que é um concurso gastronômico onde a maioria dos restaurantes da região serve pratos elaborados a base de pinhão e produtos orgânicos da região. Para quem não sabe, o pinhão é a semente da Araucária (árvores responsáveis pela beleza da paisagem local) que cozida assemelha-se a castanha portuguesa. Fique atento para não perder o festival!

Como chegar: desde a Dutra, no município de Itatiaia-RJ, saia no acesso que leva a Penedo. Passe pelo trevo de Penedo e suba por aproximadamente 27 km, até chegar à vila de Visconde de Mauá.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campos do Jordão, a cidade mais alta do Brasil

O que fazer em Mambucaba - passamos o Ano Novo por lá!

Bate-volta de Paris à Luxemburgo