Entendendo os Planos de Milhas das Companhias Aéreas


Quem nunca ouviu falar dos programas de milhas das companhias aéreas?! São realmente muito populares já que permitem, através de acúmulo de milhas, a retirada de passagens aéreas grátis para destinos diversos. Afinal quem não quer poder viajar muito mais, pagando muito menos. 

Como funcionam?

Cada programa tem regras próprias. Por isso é bom ler com atenção as regras do programa do qual você é participante ou que deseja participar. Se você se dedicar a conhecer bem as regras de cada programa, ficará mais fácil decidir qual melhor se aplica a sua realidade. Tem gente que é especialista em ganhar milhas e utilizá-las bem. Por isso, pesquise e escolha um bom Programa de Milhas, que atenda melhor suas necessidades. 

10 Top Dicas

1 - Se inscrever em um plano de milhas costuma ser grátis. Você tem que entrar no site da companhia aérea de sua preferência e buscar o Programa de Fidelidade.

2 - Alguns planos aceitam apenas o acúmulo de milhas gerado por viagens (voos) realizadas. Outros permitem a transferência dos pontos do cartão de crédito para o Programa de Milhas (isso é muito bom!), além das milhas voadas. Alguns programas aceitam, além das milhas geradas por seus próprios voos, a transferência de milhas de companhias aéreas parceiras, pontos do cartão de crédito ou outros programas parceiros como hotéis, locadoras de automóvel e outros planos. Esses em geral são os melhores! 

3 - Alguns programas vendem pontos. Não gosto desta prática. Pois você pode gastar dinheiro e acabar não utilizando as milhas. Faça isso apenas se for vantajoso, no caso de não ter as milhas suficientes para resgatar o bilhete. 

4 – Verifique com o banco administrador do seu cartão de crédito quais os planos de milhas com os quais eles trabalham. Transformar pontos em milhas, através da transferência do cartão de crédito para o cartão de milhas, é uma boa maneira de alavancar suas milhas.

5 – Verifique no plano de milhas da companhia aérea de seu interesse quais são as companhias aéreas parceiras e não perca a chance de creditar nenhum voo realizado. 

6 - Fique atento, pois certos programas exigem uma quantidade muito alta de milhas para o resgate de bilhetes grátis. Ou tem o prazo de expiração das milhas muito curto.  Isso acaba desestimulando o titular, pois fica difícil alcançar a quantidade de milhas necessárias para tirar um bilhete.

7 - Saiba que um bilhete resgatado com pontos exigirá o pagamento da taxa de embarque, que será paga à vista.   

8 - Não se inscreva em vários programas. Procure concentrar suas atividades em um só programa, acumulando neste o maior número de milhas possíveis. 

9 – No caso de sua família ter outros membros que possuem cartão fidelidade de programa de milhas de companhia aérea, sendo da mesma companhia, verifique a possibilidade de transferir milhas de um cartão para o outro. A maioria dos programas de milhas permite resgatar bilhetes em nome de terceiros.

10 – Ah, e não se esqueça de tentar resgatar seu bilhete com muuuuita antecedência! Quanto antes você tentar, mais chances tem de conseguir disponibilidade ou promoções que permitem viajar utilizando muito menos milhas. 

Aqui no Brasil gosto do programa Smiles. É fácil de usar, tem bons parceiros, boas promoções e voa para uma gama de destinos no território e na América do Sul. 

Em outra postagem abordaremos aqui no blog os planos de fidelidade dos hotéis, que são outros grandes curingas para facilitar a hospedagem durante as viagens, oferecendo ainda múltiplas vantagens. 

Quem já leu o livro “Vivendo Bem com o que Você Tem”, de minha autoria, sabe que sou uma entusiasta do bem administrar os recursos próprios em prol do bem viver. O capítulo IX do livro tem início com a seguinte frase: “Aproveitar as oportunidades é aceitar as coisas boas que a vida oferece”. Neste capítulo, dentre muitas boas oportunidades que devem ser aproveitadas, menciono as oferecidas para cativar o cliente ou atrair o consumidor, como as promoções e os programas de fidelização de hotéis, companhias aéreas, locadoras de carro e outros. Afinal isso é uma forma de aproveitar muitas vantagens oferecidas!

Se você tiver comentários que possam ajudar outros leitores do blog, conte aqui para a gente. Se tiver dúvidas, envie-nos que tentaremos respondê-la.

Adriana Aguiar Ribeiro trabalhou quatro anos responsável pelo atendimento do Cartão Ibéria Plus (programa de milhas da companhia espanhola Ibéria) no Brasil. 

Comentários

  1. Estou ativando meu cartao de crédito e gostei das sugestões.
    É isso aí. Em tempos de crise as oportunidades não podem ser desperdiçadas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, Marina! Para viajar vale aproveitar as boas oportunidades!

      Excluir

Postar um comentário

O que você achou desta matéria? Compartilhe aqui sua experiência com outros leitores!

Postagens mais visitadas deste blog

Campos do Jordão, a cidade mais alta do Brasil

O que fazer em Mambucaba - passamos o Ano Novo por lá!

Bate-volta de Paris à Luxemburgo