Belém do Pará, PA, Brasil

O editorial de Viajando com Puny foi pego de surpresa - e que boa surpresa! - com o relato da colaboradora de Viajando com Puny, Alice Santos, recém-chegada de férias em Belém do Pará. Para quem ainda não teve a oportunidade de visitar Belém, é hora de começar a pensar no assunto. As dicas são muito interessantes! Obrigada, Alice!
Por Alice Santos
"Há 10 anos não ia a Belém, e agora tem prédios de 40 andares, mas a parte histórica e cultural está preservada. Tudo começa a funcionar a partir das 10h e, mesmo com o calor que faz o ano inteiro (a cidade é arborizada e conhecida como a Cidade das Mangueiras), dá para caminhar pelas ruas e todos os lugares fechados têm ar condicionado.

Alguns pontos turísticos são imperdíveis:
Mangal das Garças
  • Ir ao bairro Arsenal conhecer o Mangal das Garças: lá tem um criatório de borboletas, podemos caminhar entre garças, flamingos, guarás, patos sem que eles se assustem com a nossa presença. A vista do farol é linda e, além dos quiosques com água de coco geladinha, tem um restaurante maravilhoso. O bairro Arsenal fica próximo a Cidade Velha, com seus casarões com f achadas de azulejos, dentre eles o Palacete Pinho, em que foi gravada a cena do Piano entre o Oton Bastos e o Gabriel Braga na novela das 6 -Amor Eterno Amor. 
  • Caminhando na direção do Centro tem a casa das 11 Janelas, o Forte do Presépio, a Igreja de Santo Alexandre, uma das mais bonitas que já vi com seus altares entalhados em madeira feito pelos índios, o Museu de Arte Sacra e a Catedral da Sé de onde sai a Berlinda no Cirio de Nazaré.



























- O mercado e feira do Ver o Peso fica pertinho, com os peixes, frutas, ervas e artesanato da região.
    - Adiante está a Estação das Docas, que lembra Porto Madeiro em Buenos Aires, mas na minha opinião é mais bonito. Ambiente climatizado onde se come bem e com preços para qualquer bolso. O mais tradicional é o Lá em Casa e tem um restaurante recém inaugurado no segundo piso com comida típica orgânica. Há ainda cervejaria, sorveteria, artesanato, roupas, chocolates, mas não compre tudo porque ainda tem a feirinha de artesanato no domingo na praça da República. A Estação das docas é um lugar bom para ver a noite cair a beira do rio.
  • Belém tem duas praças que merecem ser visitadas: a da República, onde fica o Teatro da Paz, que mostra em sua arquitetura todo o apogeu do ciclo da borracha e a Praça Batista Campos, ótima para caminhar e tomar uma água de coco.
Belém tem ainda  Comida (tucupi, tacacá, cupuaçu, bacuri, pupunha, açai, taperebá, pescada amarela), Diversão(Cinema Olimpia completando 100 anos, música em todas as esquinas, ópera), e Arte por toda parte.
O Pará é uma região rica em história, sabores e cheiros e eu só falei de Belém, mas tem ainda Mosqueiro,Salinas, Algodoal, Ajuruteua, Marajó... Mas esses ficarão para outra oportunidade."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campos do Jordão, a cidade mais alta do Brasil

O que fazer em Mambucaba - passamos o Ano Novo por lá!

Bate-volta de Paris à Luxemburgo