Arábia Saudita – Um momento histórico!



Apesar de esporte não ser o mote principal deste site, não poderia deixar de tecer meus comentários sobre um momento histórico que presenciei, esta manhã, na telinha da TV: a judoca Wojdan Ali Shaherkani, da islâmica Arábia Saudita, representou seu país na categoria pesado (acima de 78kg).

Isso não seria nada extraordinário, não fosse ela uma menina de apenas 16 anos, de um país tradicionalmente islâmico, onde as mulheres são proibidas de praticar esportes. Wodjan treinava escondida, assessorada pelo seu pai. Além de superar todo o preconceito de seu país, da dificuldade em conseguir autorização da Arábia Saudita para sua participação nas Olimpíadas, Wodjan quase foi vetada nas Olimpíadas pela Federação Internacional de Judô (FIJ), que não queria permitir o uso do hijab, o véu islâmico, o que quase impediu sua participação nos Jogos. Finalmente, permitiram que ela entrasse no tatame sem o hijab tradicional, usando uma adaptação do véu, cobrindo sua cabeça.

Assisti a luta em lágrimas de emoção: Wodjan, que nem é faixa preta ainda, entrou no tatame, olhar tímido de menina e deu seu recado ao mundo, onde o preconceito persiste não só no Oriente, mas também no Ocidente, onde ainda se tolera tratamento desigual às mulheres.

Wodjan hoje tem outro nome: seu nome é Coragem. Coragem de vencer tantos obstáculos, como o preconceito religioso, as barreiras culturais de seu país, enfim, todas as dificuldades inerentes a ser mulher.  Apesar de ser derrotada por ippon, a três minutos e meio do fim do combate, Wodjan saiu do tatame aplaudida por mim e ovacionada pelo público da Excel Arena em Londres.

Parabéns, Wodjan, por tornar-se a primeira mulher da Arábia Saudita a disputar uma Olimpíada! Parabéns aos pais de Wodjan por, apesar de todas as barreiras, terem incentivado a filha a ser diferente, a pensar por si mesma, a fazer a diferença no mundo!

Curiosidade: Em Londres, a delegação da Arábia Saudita conta com 19 atletas. Desse total, apenas duas são mulheres. Além da judoca, o país asiático conta com Sarah Attar, no atletismo (800m).

Gostaria de postar neste blog sobre lugares a visitar na Arábia Saudita. Porém, não será desta vez, pois não tive a oportunidade de visitar o país.

Comentários

  1. Boa tarde.
    Gostaria de saber se vocês possuem interesse em compartilhar ou publicar seus novos conteúdos no blog que iremos lançar? Gostei muito do conteúdo do seu blog e gostaria de mantê-lo como colaborador em nosso site.

    http://blog.voudeviagem.com.br/dicas/

    Também gostaria de lhe apresentar nosso programa de afiliados, onde eu posso lhe ajudar a ganhar mais dinheiro com seu blog.

    Obrigado e aguardo sua resposta em marketing@voudeviagem.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que você achou desta matéria? Compartilhe aqui sua experiência com outros leitores!

Postagens mais visitadas deste blog

Campos do Jordão, a cidade mais alta do Brasil

O que fazer em Mambucaba - passamos o Ano Novo por lá!

Bate-volta de Paris à Luxemburgo