Flanando por Amsterdan

Casa flutuante no canal



Pela terceira vez visitando Amsterdam e com apenas dois dias para explorar seus recantos, dei-me ao luxo de flanar pela cidade, repetindo passeios, descobrindo outros, fuçando lugares incertos para uma boa comida, para concluir que Amsterdam é sempre surpreendente! Pela sua promiscuidade nata, pela droga liberada, pelo grande fluxo de turistas, pelos seus queijos e derivados de leite, pelas suas flores, tudo isso convivendo harmonicamente, com um funcionamento quase perfeito da cidade.
Chegamos pelo aeroporto de Schirpol, de onde pegamos um trem (4,40 euros) para a Centraal Station em uma rápida viagem de aproximadamente 17 minutos.
Na cidade repetimos o Canal Tour, pois é sempre lindo! Pagamos 8 euros por pessoa. Mas tem que checar, pois cada companhia tem um preço diferente. Embarcados, apenas relaxamos observando cada paisagem mais fascinante que a outra. Adoro as casas flutuantes, com seus vasos floridos nos decks.
 
Saindo do porto, que fica em frente à Centraal Station, demos uma passada pelo Red Light District, para checar as novidades. E seguimos para a inusitada, até então desconhecida, Chinatown. Não sabia que existia uma em Amsterdam. Vale a pena visitar, com seus inúmeros restaurantes e lojas orientais. É um passeio simpático e bucólico. Dali fomos caminhando até o Mercado de Flores Flutuantes, que fica em Munt Plein. As barracas de flores ficam em lojas flutuantes sobre o canal. Na área existem inúmeras lojas de queijos e outras iguarias. A degustação é imperdível. E vale trazer um queijo na mala. Se vai ser barrado na alfândega, não sei...
Anotem as dicas desta viagem:
Hotel Best Western Dam Square: ótimo atendimento, café da manhã gostoso e localização melhor, impossível! Bem no centro da cidade.
E por entre as ruelas, muitas padarias, cafeterias, lojas de salgadinhos em vitrines – rede Febo, batatas fritas em cones, com muita maionese...
Chinatown
 Para quem quer comida aconchegante e barata, na área de Dam Square recomendo:
Hasta La Pasta (http://www.facebook.com/HastaLaPastaAmsterdam): para comer massas feitas com capricho e carinho, com um bom tempero caseiro.
Dutch Four BV (endereço: Zoutsteeg, 6): um espacinho para degustar peixes fritos com pickles, pão e pastinha. Você pode optar por sanduíches também. Experimente o bacalhau fresco. O dono, holandês, é quem prepara tudo. Típico dos pequenos lugares de comidas em Amsterdam: apenas o dono fazendo o lugar funcionar.

Leia sobre a viagem completa em Pelo Norte da Europa.
Leia sobre outra grande viagem de trem que teve início em Amsterdam até Roma.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campos do Jordão, a cidade mais alta do Brasil

O que fazer em Mambucaba - passamos o Ano Novo por lá!

Bate-volta de Paris à Luxemburgo