Punta Del Leste, Uruguai

Por: Adriana Aguiar Ribeiro
Leão marinho no porto

Estive duas vezes em Punta Del Leste. E voltaria novamente. Pois aprecio os uruguaios e seu modo caloroso de receber aos brasileiros. Gosto do clima de praia de Punta, com sua rua principal repleta de turistas badalando pelas lojinhas e enchendo os restaurantes que servem porções generosas de chivitos*. Não me pergunte pelo Conrad Cassino, pois não tive tempo nem interesse em entrar. Pergunte-me sobre Los Dedos saindo da areia, o símbolo da cidade cravado a beira-mar, na bonita Playa Brava, sempre cheia de banhistas. A feirinha do centro, com seus artesanatos regionais. As casas chiques de muros baixos, com gramados e jardins floridos, bem ao estilo americano. As ruas limpas e organizadas. Os uruguaios agarrados as suas cuias de chimarrão. Os maravilhosos doces de leite vendidos nos supermercados. A marina cheia de embarcações e os lindos leões marinhos que ficam tomando sol no cais do porto: desafiando turistas e posando sem cerimônia para os diversos cliques das câmeras. Pois voltaria mesmo! Punta vale sempre a pena.
Los Dedos

O que mais tem para ver e fazer: Marina e cais do porto é imperdível – muitos leões marinhos, The Wine Experience (uma degustação de queijos e vinhos ao ar livre, com opção de um lindo pôr de sol) e a Casa Pueblo – com sua arquitetura única.
O que comer e beber: estando em Punta vale a pena aproveitar para tomar vinho de uva Tannat, que é originária do sul da França, mas muito cultivada por todo o Uruguai.  O *Chivito consiste em um sanduíche de filé mignon, com mussarela, tomate, azeitonas pretas ou verdes, bacon, ovo frito e presunto. É servido em um prato grande acompanhado de batatas fritas e muitas vezes oferece a opção de acrescentar fatias de beterraba cozida, ervilhas, pimentão e pepino. É um prato típico do Uruguai. O doce de leite, dizem ser o melhor do mundo. Até o comprado no supermercado por poucos pesos é uma delícia. Não deixe de provar também os alfajores, que os uruguaios costumam se gabar dizendo que eles que passaram a receita para os argentinos! Outros doces a base de doce de leite são sempre uma boa pedida. Pode querer provar também o típico chá mate. E a imperdível parrilla: a carne uruguaia é sempre maravilhosa. Come-se bem e barato no Uruguai.

Leia mais sobre o Uruguai clicando aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campos do Jordão, a cidade mais alta do Brasil

O que fazer em Mambucaba - passamos o Ano Novo por lá!

Bate-volta de Paris à Luxemburgo