Visitando Tallin, na Estônia

Um dos portões
Por: Adriana Aguiar Ribeiro
Um dia foi a medida certa para termos uma ideia de como é a cidade de Tallin, na Estônia! Maravilhosa, com seus prédios antigos e portas bordadas, como a maioria das cidades costeiras do mar Báltico.

A Cidade Medieval, que é a parte histórica, fica bem próxima ao porto. Por isso, ao desembarcarmos do navio bastaram alguns passos para adentrarmos pelo Grande Portão Costeiro, que é grudado na Margarida Gorda, a famosa torre com paredes de aproximadamente quatro metros de espessura.

Olde Hansa
Descuidadamente seguindo um mapinha fomos a Igreja de Santo Olavo (1267), o rei norueguês que foi canonizado santo-protetor dos navegantes. Os 159 metros de torre constituíam a mais alta construção da cidade até o século XVI e orientava os navegadores. Esta mesma torre foi vítima de incêndio oito vezes, atingida por raios! O último incêndio foi tão grande que as chamas eram vistas de Helsinki, do outro lado do golfo. A parte histórica está situada em aproximadamente 4 km quadrados. Por isso é fácil percorrê-la a pé. E todas as ruas levam a Praça da Prefeitura com seu prédio medieval datado de 1402. Dizem que é o mais bem conservado da Europa. A praça, repleta de turistas de todo o mundo, é rodeada de prédios históricos, charmosos restaurantes com mesinhas nas calçadas e lojas de souvenires. O povo é alegre e parece estar sempre em festa!

O objetivo maior neste destino era conhecer o mais antigo restaurante que remonta a idade média. O Olde Hansa fica ao lado do prédio da prefeitura e preserva o ambiente e cardápio dos tempos antigos. Os garçons e garçonetes usam trajes de época e trazem a cerveja em canecos de barro. Pedimos como entrada um prato com comidas exóticas e saborosas, composto por peixinhos inteiros crus e temperados, outros defumados, azeitonas e queijos do campo. Outro bom pedido foi a carne seca de veado, que foi servida dentro de um saquinho de estopa amarrado com uma cordinha. Tudo gostoso e ao modo medieval.

Praça da Prefeitura

Nosso roteiro a Tallin incluía também uma visita a Toompea, para conhecer a Catedral de Alexandre Nevsky, igreja ortodoxa russa, resultado da intenção de “russificação” dos Países Bálticos no final do século XVII. Mas, seduzidos pelo ambiente e pela cerveja do Olde Hansen, decidimos deixar este passeio para a próxima...  Afinal, viajar é muito mais que catalogar atrações. Viajar é a melhor forma de curtir a vida!

Comentários

Postar um comentário

O que você achou desta matéria? Compartilhe aqui sua experiência com outros leitores!

Postagens mais visitadas deste blog

Campos do Jordão, a cidade mais alta do Brasil

O que fazer em Mambucaba - passamos o Ano Novo por lá!

Bate-volta de Paris à Luxemburgo