Sugestão de roteiro nos Estados Unidos e Canadá

O roteiro foi realizado em setembro com dias amenos e ensolarados em praticamente todo percurso

Você só tem duas semanas de férias e quer otimizar seu tempo e dinheiro? Pois aqui vai uma sugestão de roteiro bem bacana para visitar New York City (NYC), no estado de New York e de quebra mais três cidades dos Estados Unidos e duas do Canadá, gastando menos dinheiro do que o esperado: passe alguns dias em Nova York e embarque em um cruzeiro saindo de Cape Liberty, no estado de New Jersey, vizinho a Big Apple, com destino ao Novo Canadá.
NYC: cidade que nunca para
Nossa equipe experimentou e adorou! Como os preços praticados em NYC tem estado impraticáveis em matéria de hospedagem e alimentação, optamos por passar cinco dias na cidade e partimos rumo as lindas paisagens do norte da América.
Dia 1 - Rio, Brasil -  Saímos do Brasil em um sábado a noite, voando diretamente para NYC - aeroporto JFK .

Dia 2 - New York City, NY, USA - chegamos pela manhã do Domingo. Pegamos um transfer pela VIATOR (barato e funcionou perfeitamente) que nos levou diretamente para um hotel da rede Holliday Inn Express. Early check-in rápido, uma cortesia matinal maravilhosa para quem voou aproximadamente dez horas até o destino. Aproveitamos para tomar uma ducha e descansar até aproximadamente meio-dia.
Refeitos da viagem aproveitamos o Domingo para explorar a área próxima ao hotel, nos arredores de Times Square.
NYC: Domingo no Bryant Park
Fomos direto saber o que tem de bom no Hell's Kitchen Market, mercado das pulgas tradicional em
NYC que funciona aos Sábados e Domingos e reúne grande quantidade de barracas vendendo desde antiguidades, artesanatos a quinquilharias diversas. Dali seguimos para um Dean & Deluca, para um snack no coração da Big Apple. Rodamos pelo centro da cidade, com destaque para a visita a Biblioteca Pública anexa ao Bryant Park. A visita em um dia de Domingo foi muito acertada, pois além de proporcionar um delicioso passeio pelo lindo parque e pelo grandioso prédio de uma biblioteca com um acervo riquíssimo e muito bem organizado, pudemos observar os nova-iorquinos em seus hábitos de fim de semana: relaxando no parque, pegando livros na biblioteca, tomando sorvete e comendo hot-dogs. Outra nota é para o banheiro público do parque. Seria digno de

NYC:  Upper West Side
destaque no post Banheiros pelo Mundo, deste blog. Um banheiro bem arrumado, quase de luxo, onde a limpeza era a prioridade máxima de sua tomadora de conta. Além disso, grátis. Desnecessário comentar que a fila do banheiro feminino era constante. Nada é perfeito: contava com apenas quatro cabines.  
Dia 3 - NYC, USA - Foi dedicado ao Upper West Side, passando pelo History Natural Museum, Central Park, Metropolitan Museum, Zoo do Central Park, pela área do Upper East Side e um almoço no Sarabeth's. E acredite se quiser, ainda sobrou tempo para irmos a final do US Open de Tennis!
Dia 4 - NYC, USA - Visita ao Memorial do Wolrd Trade Center (Torres Gêmeas), com igreja de St. Paul, que serviu como base para todos que trabalharam nos resgates do atentado de 11 de setembro de 2001. Área portuária com vista para Estátua da Liberdade, que agora está toda revitalizada e amiga do pedestre e dos ciclistas. Não poderíamos deixar de ir a 46th St., rua dos brasileiros, com seus restaurantes.

NYC: pelo Soho
Dia 5 - NYC, USA - Visita ao High Line, Chelsea Market, Chinatown, Little Italy, Soho... Todos passeios cruzando, em certos momentos, a Quinta Avenida e a Broadway. O tempo foi curto, confesso. Queria ter dado uma passada no MOMA, quem sabe ter ido a um espetáculo... Sorte nossa que não somos aficionados por compras. Mas da boa gastronomia não abrimos mão. Em um próximo post dedicado a NYC, relatarei com detalhes nossos percursos, as atrações visitadas e o roteiro gastronômico.
Dia 6 - NYC/Cape Liberty, USA - Neste dia utilizamos um cab (táxi privado) para nos deslocar ao estado de New Jersey, onde está localizado Cape Liberty, de onde saiu nosso navio de cruzeiro rumo ao norte do continente, navegando pelo Oceano Atlântico. O roteiro dura nove noites e para em cinco cidades como descrito a seguir.
Dia 7 - Navegação - Imprescindível um dia de navegação para recobrar o fôlego e as energias gastas na cidade que
Portland: lagostas
não para nunca. Pois NYC é frenética! Neste dia aproveitamos para dormir até mais tarde, tomar um café da manhã longo, ler no bar mirante do navio, de onde se tem uma vista ampla do oceano. Não existe coisa mais relaxante para mim. Cada um tem seus gostos, eu sei. Um dia de navegação, que pode parecer entediante para alguns, é algo revigorante para mim.
Dia 8 - Portland, Maine, USA - Finalmente atracamos na terra da lagosta, dos alces e do blueberry (frutinhas azuis com alto nível de antioxidante). Ainda cedo encontramos a cidade semi-adormecida. Como sempre, a pé exploramos tudo que havia por explorar. Portland é uma cidadezinha charmosa a beira mar, enfeitada por seus barcos coloridos atracados num cais pontuado por inúmeros restaurantes de frutos do mar. Não poderíamos deixar de comer uma lagosta. Inteira! Retornamos ao navio de onde jantamos admirando o por do sol e a cidade que ficava para trás.
Bar Harbor: porto de chegada
Dia 9 - Bar Harbor, Maine, USA - Cedo a preguiça de viajante cedeu a curiosidade de conhecer mais um lugarejo do estado do Maine. Não vale a pena perder tempo em viagens. Pois aquele dia poderá ser único na vida. Não esperava tanto deslumbramento no desembarque em Bar Harbor. Por motivos ambientais o navio não atraca. Ancora no mar e somos conduzidos a terra por um barco auxiliar. Os dedos não conseguem parar de clicar diante de tanta beleza na cidade que abriga o Acadia National Park. Bar Harbor é dessas cidades encantadoras, de onde se avista sempre um mar azul forte, assim como Búzios (RJ). Voltaria lá e recomendo! Comemos mais lagosta, não preciso nem dizer.
St. John: mercado municipal sortido
Dia 10 - St. John, NB, Canadá - Se pegar visto para os USA dá trabalho, multiplique este trabalho por dois para calcular como é tirar visto para o Canadá. Mas para desembarcar no país era preciso. Ainda precisamos madrugar para passar na imigração ainda dentro do navio. Mas valeu tudo a pena. E desembarcamos em St. John. Uma cidade muito florida, limpa e bonita. Pequena, fácil de percorrer. Algumas bonitas igrejas, mercados, praças e cais que merecem uma visita. Ah, sim, ainda comemos lagosta. Retornamos ao navio a tardinha, de onde mais uma vez nos despedimos saudosos do nosso último destino, para retomar a vida suave que envolve a navegação. Mais uma noite de espetáculo no teatro, boa comida no restaurante, a amizade dos passageiros e tripulação, lojas de free-shop, músicas ao vivo, dança e enfim, cabine para o descanso merecido.
Halifax: Public Gardens
Dia 11 - Halifax, NS, Canadá - Halifax é um pouco maior. Mais quilômetros para caminhar. O lindo Public Gardens com jardins floridos a perfeição para se admirar. O forte de Halifax, uma visita cultural. A galeria de arte moderna com a incrível obra de Maud Lewis, que mesmo diante de tantas adversidades e de uma paisagem branca invernal, só enxergava cores, luz e beleza em suas obras. O cais do porto com quilômetros de belezas por onde um turista se extasia por todo o percurso. Ah, e o museu do Titanic. Pois foi a alguns quilômetros desta costa que o Titanic afundou. Medo!
Retornando ao nosso porto seguro, nosso navio casa, declinamos o prato principal do jantar: lagosta!
Boston: charme por todos os cantos
Dia 12 - Navegação - finalmente, após quatro paradas intensas, um dia para repor as energias, se dedicar a leitura, as grandes apresentações da pista de patinação no gelo, a caminhada no deque apreciando a infinidade do oceano, ao jacuzzi para esquentar o clima frio canadense e a boa gastronomia a mesa... Navegar é preciso!
Dia 13 - Boston, Massachussets, USA - de volta aos Estados Unidos. Nova madrugada, novo processo de imigração para reentrar no país. Tudo feito dentro do navio. Navio atracado. Porto moderno, cidade grande, limpa, organizada. Um dia deu para conhecer muito da cidade. Pois Boston é chamada de cidade "walkable" (propícia para andar). E optamos por seguir a Freedom Trail,  com aproximadamente quatro quilômetros de trilha marcada por tijolos vermelhos que levam o turista por bairros históricos,
Navegação: perfeito para relaxar
igrejas (nunca vi uma cidade com tantas igrejas nos USA como Boston), mercado popular, pracinhas, ruas de comércio, para culminar no Boston Common e no Public Gardens, um parque e um jardim botânico, um ao lado do outro. Foi tão intenso que não deu nem tempo de respirar. Pois a cidade tira o fôlego de qualquer um, diante de tanta beleza por todos os lados. Gente bonita, prédios ricos em detalhe, parques muito verdes, cafés charmosos e gostosos e tudo muito limpo e organizado. Nossa primeira visita a cidade, deixou o desejo de retornar um dia!
Dia 14 - Navegação - perfeito poder navegar. Dormir um pouco mais, café com calma, leituras, arrumar malas, confraternizar com a tripulação que ficará no navio, enquanto seguiremos nossos caminhos. Nosso destino final é o nosso porto de embarque, Cape Liberty, em New Jersey. Enviamos
De volta a Big Apple
um what's app ao motorista do cab que nos levou de NYC até o porto. Santa tecnologia! Não havia venda de transfer no navio levando de Cape Liberty até o aeroporto JFK.
Dia 15 - Cape Liberty / Bairro de Jamaica, USA - (onde fica o aeroporto JFK) - optamos pelo self-checkout, desembarcando levando nossas próprias malas. Essa é a vantagem de viajar leve: uma mala pequena por passageiro! Após o café da manhã, despedimo-nos da vida a bordo. No porto logo encontramos Jimmy, nosso pontual motorista, que nos levaria até um hotel Best Western, para uma pausa até a noite. Deixamos a bagagem e o próprio Jimmy nos deu uma "carona" até o Green Acres Mall, shopping no bairro de Jamaica, próximo ao aeroporto JFK, em NYC, que tem algumas boas lojas e restaurantes americanos como o Target, Best Buy, Macy's, Oldy Navy, Applebees, entre muitos outros. Pela noite pegamos nosso voo direto de volta para o Rio de Janeiro, Brasil.
Dia 16 - Rio de Janeiro - Depois de tantas aventuras chegamos no Domingo, em segurança ao Brasil, com a alegria de poder reencontrar a família.  

Notas:  

  • O cruzeiro de 9 noites tem destino ao Novo Canadá e só acontece nos meses de agosto e setembro, período quente de verão, que não tem grande risco de geleiras. É pela companhia Royal Caribbean;
  • Outros posts serão publicados no blog detalhando os roteiros e atrações visitadas em todas as cidades do percurso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campos do Jordão, a cidade mais alta do Brasil

O que fazer em Mambucaba - passamos o Ano Novo por lá!

Bate-volta de Paris à Luxemburgo