Desembarque de cruzeiro em Saint John, New Brunswick, Canadá

 
Arquitetura eclética
Nossa primeira impressão sobre o Canadá foi baseada em visita a Saint John, charmosa cidadezinha portuária localizada na costa leste do país. Chegamos de navio e, desde o porto, uma caminhada por dois quarteirões nos conduziu ao centro da cidade. No caminho já observamos uma arquitetura harmoniosa, composta por prédios novos e modernos e pelos antigos e elegantes, em estilo vitoriano.
Tudo muito conservado, limpo e convivendo em harmonia. E para completar, os jardins floridos e a área revitalizada do cais do porto confirmam a beleza do lugar.

Saint John foi fundada pelos não-separatistas que escaparam da Guerra da Independência dos Estados Unidos, em 1785, e não difere muito das cidadezinhas americanas, do norte do continente.
Market Square

Saindo do porto em direção a King Street, encontramos o Market Square, um pequeno shopping que abriga o Museu de New Brunswick e uma bonita Public Library (biblioteca pública). O shopping tem banco eletrônico, uma necessidade para quem chega dos Estados Unidos contando apenas com dólares americanos no bolso.

Seguindo por King Street, no fim da rua, fica a Praça de King’s Square. Se você tiver chance de visitar a cidade tente descobrir como se faz para subir no coreto! Não vimos sombra de escada, elevador, nada que permitisse a subida.  A direita
Praça de King Square e teatro
de King’s Square fica o Imperial Theater e Old Country Courthouse, construído em pedra, datado de 1900. Seguindo pela Charlotte Street, a poucos metros da praça, está a igreja Anglicana Trinity, datada de 1877.

Retornando a King’s Square não deixe de visitar o que para nós foi o ponto alto: o Saint John City Market, um mercado com uma estrutura que imita um navio e tem o interior repleto de borboletas coloridas. Tem ótimas barracas de iguarias, frutos do mar, hortaliças, frutas e verduras. Um deleite para os olhos e para o paladar. O mercado é um bom lugar para refeições rápidas. Servem camarões e peixes empanados, sanduíches de lagosta, caranguejos, salgados canadenses, doces, etc. Não servem bebida alcoólica
no interior do mercado. Então não dá para degustar as delícias acompanhadas de uma cervejinha... Encontra-se também no mercado tudo quanto é produto relacionado ao Maple Syrup, substância retirada das árvores de Maple, que é transformado em um delicioso xarope de sabor peculiar, perfeito para servir com panquecas. Lá descobrimos balas, biscoitos, o próprio xarope, entre outras coisas, sabor maple.
Saint John City Market
Uma das grandes atrações de Saint John são as corredeiras Reversing Falls. Dizem que “duas vezes ao dia a maré forte da Baía de Fundy sobe mais rápido do que o fluxo do rio. Quando isso acontece, a maré tenta empurrar a correnteza rio acima, então as águas refluem e o rio parece ser invertido, correndo sobre as rochas e criando o efeito de uma cascata invertida.” Não fomos lá conferir. Preferimos explorar a cidade, suas igrejas e o encantador City Market. Gastronomia é o nosso forte!
Cidade florida

Dica: desde o porto até o centro da cidade, tudo se percorre facilmente a pé em St. John.


Outras atrações:

• “A praia e as cavernas marítimas de St. Martin, onde você verá grutas esculpidas pela forte batida das ondas, bem como a praia coberta de rochas;”
• As pontes-gêmeas cobertas de St. Martins;
• “O Fort Howe, construído em 1777 para proteger o porto e servir como prisão. Atualmente o prédio está fechado, mas o promontório rochoso em que está situado oferece uma vista panorâmica excelente da cidade e do porto.”

Leia aqui mais matérias sobre St. John e outras cidades do Canadá.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campos do Jordão, a cidade mais alta do Brasil

O que fazer em Mambucaba - passamos o Ano Novo por lá!

Bate-volta de Paris à Luxemburgo