Gastronomia em São Paulo

Por: Adriana Aguiar Ribeiro

Fotos por: Mariana Dantas, Sérgio Siqueira Jr. e Leonardo Siqueira

Água na Oscar Freire
Fomos para São Paulo no feriado do dia 12 de outubro. Nem levei a câmera, pois não queria “trabalhar”. Folga total. Mas vida de blogueira é assim: a gente não consegue viajar sem enxergar os motivos que rendem notícias interessantes. E, aproveitando as fotos dos celulares da família, resolvi fazer este micro relato do nosso feriado gastronômico em São Paulo.

O roteiro previamente traçado não incluía shows, museus ou mostras. Era de pura gastronomia.  A intenção era descansar e satisfazer ao paladar.

Já no primeiro dia fomos matar a saudade de um restaurante simples, mas fiel à uma boa massa: a Cantina Nipolitana, já mencionada outras vezes aqui no blog.  O que gostamos de comer por lá é o couvert, com um delicioso pão italiano, pasta de berinjela, azeitonas pretas... Em seguida, degustamos as massas da casa acompanhadas de um bom vinho.
Cookie recheado com sorvete
O cardápio da Nipolitana é variado, composto de entradas com sopas e saladas, e as carnes, os peixes e os camarões. As massas, além de saborosas, são servidas em porções generosas. E os preços são bem camaradas. Não temos fotos deste almoço, mas imagine uma pasta apetitosa e sinta-se lá. O endereço é bem próximo a Av. Paulista. Fica na Alameda Campinas, 680, nos Jardins.

Após o almoço, de volta ao hotel, os apelos gastronômicos de São Paulo detiveram parte do grupo no Top Center Shopping (Av. Paulista, esquina com Alameda Joaquim Eugênio de Lima), onde se renderam aos cookies recheados com sorvete e ao café do Mr. Cheney .  Os mais conscientes preferiram optar por uma caminhada pela Oscar Freire, que fica a alguns quilômetros da Alameda Campinas. E ficaram só na água!

À noite a decisão foi unânime: Jonnhy Rockets. O restaurante fica no último andar do Shopping Cidade de São Paulo (Av. Paulista, 1.230). A melhor opção ali são os sanduíches, de dar água na boca. E o diferencial da casa é a batata doce frita.

No dia seguinte, após o farto café da manhã do Hotel Mercure São Paulo, fomos todos para uma caminhada de horas pelo Parque Ibirapuera. Afinal, tem que queimar o que come... Para poder comer mais! Pois no mesmo Shopping Cidade de São Paulo, na noite anterior, já ficamos de olho no Almanara, um amplo, bonito e simpático restaurante de comida árabe. Após o Ibirapuera não havia mais dúvidas: o almoço seria árabe! Pedimos porções de quibe frito, tabule, homus tahine, falafel, Beirute e arroz com lentilha. A comida é deliciosa e o cardápio do Almanara é bem variado. Saindo dali, no mesmo shopping ainda, fomos para o Amor aos Pedaços, onde comemos torta de chocolate e torta de nozes com baba de moça, acompanhadas de café. Voltando ao hotel, novamente fomos agarrados pelo Top Center Shopping.
Desta vez, nos rendemos ao Baccio di Late, uma gellateria italiana que está se espalhando rapidamente por São Paulo. Os sorvetes são uma tentação e a decoração das lojas é um encanto. Observamos que a estratégia da casa consiste em colocar uma caminhoneta em um ponto estratégico de um shopping, com a oferta do sorvete. Se colar, ali eles abrem um novo ponto, permanente. Foi assim no Top Center Shopping. Em nossa última visita, há uns três meses, no lugar da atual loja, tinha a tal caminhoneta. Agora a caminhoneta está situada no Shopping G3, também na Av. Paulista. Perto da estação de metrô Consolação.

Na noite de Domingo fomos para o Eataly. Foi uma ótima opção, já que não está mais tão cheio, como há uns meses atrás, na época da inauguração. Deu para a gente curtir muito o mercado! Para aguardar a chamada para o restaurante de massas, fomos ao La Piazza, um dos sete restaurantes temáticos do Eataly.  Pedimos uma tábua com Selezione de Salumi i Formaggi (queijos e frios) e, para harmonizar com os queijos, serviram compotas de cebola roxa, damasco e figo.  Quando finalmente conseguimos vaga no restaurante La Pasta e La Pizza,  degustamos a pizza Verace TSG: uma versão chiquezinha da margherita, com mussarela de búfala. Pedimos também a Salsicciota, feita com cogumelos e linguiça caseira. Ambas no tipo Le Rosse, quer dizer, no molho pomodoro. Tudo feito como a verdadeira pizza italiana. Uns gostam, outros preferem a versão americanizada. Para acompanhar, tomamos vinho e gasosa, que é a versão italiana do refrigerante. Sem açúcar, o que é muito importante. Detalhe: no Eataly não vendem  refrigerante. O que não é típico mesmo na Itália!

No dia seguinte, após vasto café da manhã, para amenizar a culpa, partimos novamente para longa caminhada no Ibirapuera. E para fechar a viagem, para mais uma refeição, no caminho de volta para casa, na rodovia Ayrton Sena, paramos no Frango Assado, que tem refeições a La Carte, lanches e um restaurante Viena (a quilo). A dica no lugar é levar um pão fresco da padaria. O nosso preferido é o pão integral com castanha e chia.

E assim foi nosso feriado, recheado de sabores e caminhadas! Isto é, sem culpas!