Como ir de Puerto Varas para Frutillar

Por: Adriana Aguiar Ribeiro

Antes de viajar para o Sul do Chile pesquisamos meios de transporte para ir de Puerto Varas para Frutillar. Apesar de haver ônibus circulares saindo de hora em hora pela empresa Thaebus, decidimos alugar um carro para andar pela região.
Comprovamos que esta decisão valeu muito a pena. Para ir até Frutillar ganhamos em tempo, já que de ônibus gastaríamos em torno de uma hora e pouco. E de carro o tempo se reduziria à metade. Ou não... Pois decidimos tomar uma linda rota alternativa. E essa foi a graça maior do programa.

Desde Puerto Varas tomamos a Panamericana (Ruta 5) em direção a Osorno. Saímos na indicação para Llanquihue, que é um pequeno povoado. Ali paramos em uma feirinha popular e batemos papo com os moradores locais. A proprietária de uma barraca disse que nunca tinha conhecido uma brasileira. Seguimos costeando o lago em direção a Frutillar.

A outra opção seria ir pela autopista Panamericana até a entrada para Frutillar. Mas teríamos perdido a oportunidade de dirigir ao longo do lago Llanquihue. O caminho é todo asfaltado, novo e muito mais bonito. Permite admirar paisagens verdes emoldurando o azul do lago. A vista do Osorno é um espetáculo a parte, quando o tempo está limpo. O caminho corta propriedades bucólicas e floridas (no verão). É tudo um êxtase de belezas.
Artigos de feirinha popular rural em Llanquihue e caminho de pedrinhas para Puerto Octay

Após curtir um dia em Frutillar experimentamos continuar a beira do lago por uma estrada de pedrinhas, que iria até Puerto Octay. Este caminho é bem lento, já que a estrada não é boa. Não vale tanto a pena, a menos que você tenha um carro 4x4. Como já estava tarde retornamos a Panamericana desistindo da aventura.

Nota: ao sair da Panamericana (Ruta 5) para entrar em alguma localidade, paga-se pedágio na região dos lagos. Quase sempre 600 pesos (algo em torno de 85 centavos de dólares).  

Curiosidade: a autopista Panamericana tem aproximadamente 28.500 km, ligando o extremo sul do Chile ao Alasca. Corta quase todos os países Sul Americanos, os Estados Unidos e o Canadá.

Clique aqui e leia todas as matérias relacionadas ao Chile.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campos do Jordão, a cidade mais alta do Brasil

O que fazer em Mambucaba - passamos o Ano Novo por lá!

Bate-volta de Paris à Luxemburgo