Aruba: uma tarde no centro de Oranjestad

Dá para conhecer Aruba em um dia? 
Complemento de Um dia de praia em Aruba.
Por: Adriana Aguiar Ribeiro

Já contei em outra matéria o que fizemos pela manhã em Oranjestad, em nosso desembarque na charmosa ilha de Aruba. Deixei para contar o que fizemos após curtir a praia e passar pelo navio para banho e almoço, agora.

Atracar no porto de Oranjestad é confortável. O mesmo fica a poucos passos de distância do centro da cidade, que parece uma festa e encanta com sua arquitetura colonial holandesa e a animação vibrante dos visitantes. A cidade é colorida e a luz caribenha torna tudo mais bonito. Além disso, o centro conta com um farto comércio de griffes e outras atrações históricas interessantes.


A primeira boa notícia é que a cidade provê o Aruba Street Car, para aqueles que não querem caminhar: trata-se de um bondinho que circula pelos principais atrativos turísticos do centro da cidade, de forma gratuita e parando por 10 minutos nos pontos mais importantes. Todo o percurso leva 40 minutos. O ponto de partida fica no Diamond International.

Destacamos aqui pontos imperdíveis da nossa experiência, dos mais próximos aos mais distantes, partindo do porto:

  • O Royal Plaza Mall, todo rosa, tem uma arquitetura delicada. Apreciar o prédio vale mais do que seu interior, com umas tantas lojinhas de artigos diversos e uma loja da Tommy.
  • Shopping Reinaissance, fica na mesma rua do Royal Plaza Mall, pouco antes da ponte. Tem uma atração para lá de inusitada: um canal leva o mar para dentro do shopping. E por este canal transitam lanchas, que transportam hóspedes ao interior do shopping. O shopping Reinassence reúne restaurantes, cafés e mais de 60 lojas queridinhas dos fanáticos por griffes, como Louis Vuitton, Gucci, Prada, Dolce & Gabbana, Burberry, CH Carolina Herrera, e muitas outras.

  • Adiante está o Wilhelmina Park, em homenagem a Rainha Guillhermina da Holanda (e de Aruba, no passado). Chegamos a este parque perto do horário do pôr do sol, o que tornou a praça mais bonita, destacando seus tons de verde da vegetação e a beleza das suas duas estátuas: uma da própria Rainha Guilhermina e outra, delicada, da Anne Frank (datada de 2011), também da Holanda. Tinha lido em uma matéria que esta praça é habitada por muitos iguanas. Não sei se é mito ou verdade. Mas não encontramos nenhuma.

Outros pontos que gostaríamos de ter visitado, foram: o Museu Nacional Arqueológico, classificado como “gratuito, pequeno e interessante”. Butterfly Farm (Borboletário), “bonitinho com entrada de 15 dólares pessoa”. Bushibirana Gold Mills, um forte imitando castelo para despistar os piratas no passado. Saint Francisco Church (Igreja de São Francisco). Algumas destas atrações ficam um pouco distante da cidade. Se ficássemos mais alguns dias, teríamos tentado visitar esses lugares. Mas um dia em Aruba já deu para conhecer bastante do país.


Informações e Curiosidades:

Extensão de Aruba: 32 quilômetros.
Moeda: florim de Aruba (AFI) é a moeda oficial de Aruba.
Idioma: os idiomas oficiais de Aruba são o holandês e o papiamento. Mas é normal encontrar Arubianos que falam pelo menos quatro línguas, incluindo o inglês e espanhol.

E você? Tem alguma recomendação para dar sobre uma visita a Oranjestad ou outro ponto de Aruba? Deixe seu comentário aqui para ajudar outros viajantes que desejam explorar o país!

Leia mais sobre as ilhas A, B, C - Aruba, Bonaire e Curaçao - clicando aqui

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campos do Jordão, a cidade mais alta do Brasil

O que fazer em Mambucaba - passamos o Ano Novo por lá!

Bate-volta de Paris à Luxemburgo